16 de junho de 2011

Ídolos e redes sociais: como amplificar o alcance de ações na internet

Eu trabalho no Portal R7, mais especificamente na editoria que cuida dos programa da Rede Record. Em outras palavras, sou responsável, junto com dezenas de outros redatores, por cuidar dos sites relacionados às atrações da emissora.

Nesses últimos meses, porém, tenho me dedicado mais ao Ídolos, em função da importância do reality show para a grade de programação da Record. Numa das reuniões que participei com a equipe do programa, uma questão interessante surgiu.

Algumas vezes, a plataforma digital, a internet, o site de um programa específico é visto pelo departamento comercial [e isso eu digo geral, de qualquer empresa] não como mais um importante meio para se gerar renda, mas sim como um canal secundário para se gerar renda. "Um bônus", como foi dito. "Pague XX milhões pela cota de patrocínio do programa e ganhe um banner na nossa página".

No entanto, com um bom planejamento, é possível SIM usar o meio digital (no caso, as redes sociais) como uma ferramenta importante e independente para se ganhar dinheiro com televisão.

Por exemplo: no caso do Ídolos, temos um Twitter com aproximadamente 50.00 seguidores. No Facebook, 10.000 pessoas curtem nossa página. No Orkut, há duas grandes comunidades (não-oficiais) que, juntas, somam 100.000 usuários. Bacana, não? São números interessantes, correto?

Nesta temporada, NET e Pepsi foram dois dos principais patrocinadores do programa, e irei usá-los como exemplo.



- E se toda vez que algum link fosse tuitado, a gente usasse um encurtador de URL do tipo "virtua.com/agr58" ou "pepsi.me/e5r1w"?
- E se todo álbum que criássemos no Facebook e no Orkut possuíssem, como capa, a logomarca dessas empresas?
- E se toda foto de todo álbum tivesse, num cantinho superior ou inferior, a logomarca ou marca d'água da logomarca dessas empresas?
- E se apps para Facebook fossem criados em conjunto, como essa ótima ideia da Pepsi?
- E se as páginas dos patrocinadores fossem fixados nas "Opções de Curtir" da página do Ídolos, como faz o American Idol?
- E se a landing page da página do Ídolos no Facebook fosse uma página específica para a promoção dos patrocinadores (dentro de um contexto atraente para o usuário)?
- E se as comunidades do Orkut tivessem acesso a uma câmera exclusiva dos bastidores durante os programa ao vivo, vendo e o ouvindo o que os candidatos fazem nos comerciais? Algo do tipo: "A conexão de internet banda larga mais confiável do Brasil revela os segredos dos seus ídolos". É só criar um canal via streaming para que isso ocorra e pronto!
- E se os principais blogs que falam de Ídolos recebessem alguns media kits sobre o programa, com informações exclusivas?

Tudo isso ajuda a divulgar essas marcas constantemente - de forma intensiva - durante três ou quatro meses, que é o tempo de duração do programa. Imagina a sua marca ser citada o tempo todo para milhares e milhares de usuários e dentro do contexto editorial dos conteúdos gerados pelo programa na internet?

Acho seriamente que esse tipo de estratégia possa existir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário