10 de janeiro de 2012

Ideias #003 - Um outro nível para os sites de compras coletivas

Que os sites de compras coletiva tornaram-se um grande sucesso, não tem como negar. O serviço, aplicado a algumas especificidades do mundo virtual, inovou a relação entre marcas e consumidores e adicionou um novo recursou entre as maneiras de ser fazer compra hoje em dia.

A ideia por trás de tudo isso é muito simples, o que mostra que a humanidade ainda nos reservar uma infinidade de inovações e criações que nos impactarão constantemente.

Peixe Urbanos é um dos sites líderes no setor de compras coletivas

Acontece que eu citei os sites de compras coletivas para fazer uma introdução a uma ideia que tive. Nesses sites, o consumidor precisa fazer parte de um coletivo, que por sua vez precisa representar uma quantidade determinada de pessoas, para que ele consiga um desconto matador num produto ou serviço e, no final de tudo, possa aproveitar a oferta. Basicamente, a ideia é essa.

O consumidor ganha porque paga um valor muito abaixo do que o normal por aquilo que lhe é ofertado. E a empresa ganha porque expõe seu produto a novos potenciais consumidores e consegue otimizar o seu negócio. Mais uma vez, a ideia é bem simples - e também genial.

Mas e se, de repente, em vez de eu atrelar a minha oferta a uma quantidade específica de consumidores, eu a atrelasse a uma ação desse consumidor, independentemente de quantos se propusessem a realizá-la? Eu não vou dar o incrível desconto de 70% apenas se reunir mil pessoas para essa oferta*. Eu vou dar o desconto de 70% para qualquer pessoa que, por exemplo, use o logo da minha marca nos seus perfis do Twitter e do Facebook. Eu vou dar o desconto para quem mandar para o meu site uma foto em frente à sede da minha empresa. Eu vou dar o desconto para qualquer um que postar um vídeo fazendo uma maluquice, porque o meu produto é ligado à ideia de pessoas despojadas e aventureiras.

Entenderam qual é a diferença? Eu, como site de compra coletiva, não ofereço à empresa apenas uma quantidade "X" de consumidores, mas sim consumidores que estão dispostos a interagir com a marca, realizando uma determinada ação a favor do produto. Isso propicia uma relação ainda mais estreita entre empresa e consumidor, já que a empresa vai ter um controle muito maior sobre esse consumidor. Ao mesmo tempo, essa relação é mais ampla em suas possibilidades, já que essa ação pode ser qualquer coisa que a criatividade dos executivos da marca permitir.

*Hoje em dia, muitas ofertas nem exigem mais um limite mínimo de interessados

Nenhum comentário:

Postar um comentário