13 de fevereiro de 2013

A importância das fotos para o Twitter

Em dezembro de 2012, o Twitter ultrapassou a expressiva marca de 200 milhões de contas ativas - ou seja, atualizadas no mínimo um vez por mês. Ao todo, são 500 milhões de perfis existentes na rede de Jack Dorsey. Usuário do Twitter há dois anos e meio, sempre gostei de usar o microblog, seja para me atualizar das últimas notícias ou para postar frasezinhas engraçadas em 140 caracteres, o que é um eficiente estímulo criativo.

Contudo, desde o começo - e ainda até os dias de hoje - o Twitter nunca tratou com muito carinho um dos elementos mais importantes para qualquer rede social: as imagens. No começo, vale lembrar, o site nem previa a inserção e exibição de fotos nos tweets. O serviço, porém, foi se popularizando, ferramentas de compartilhamento de imagens criadas por terceiros foram surgindo, até que a empresa do passarinho azul resolveu abraçar a ideia e facilitar a publicação de fotos por seus usuários. Mais recentemente, mudou a forma como fotos e vídeos são exibidos em sua página.

Um passo importante, sem dúvida alguma. Com essas ações e com o lançamento do Vine, em janeiro, o Twitter tem mostrado que quer se tornar um serviço cada vez mais multimídia e mais presente no cotidiano das pessoas. A questão é: dá para fazer mais? E, afinal de contas, por que o Twitter deveria?

A importância das fotos para o Twitter


Imagens têm uma importante função estética não apenas para o Twitter, mas para qualquer página da internet. Mas quando falamos de uma rede social, sobretudo uma rede social com milhões de usuários, o buraco é mais embaixo.

Para se ter uma noção, todos os dias, 300 milhões de fotos são publicadas no Facebook. Trezentas milhões! E toda essa quantidade imensa de imagens tem uma razão simples de existir: fotos contam histórias, fotos provocam emoções, fotos divertem.

Levando tudo isso em consideração, eu faço a seguinte pergunta: e se o Twitter possibilitasse que seus usuários criassem galerias de fotos em seus perfis ou, no mínimo, organizasse suas fotos automaticamente para eles? A ideia pode parecer ainda um pouco vaga e abstrata, mas ela será detalhada mais abaixo. Antes, porém, há de se observar que esse movimento pelo Twitter resultaria nos seguintes benefícios:

  • O Twitter aproximaria o usuário de um produto que já é altamente desejado por ele (fotos)
  • A organização desse produto de forma bonita e eficiente melhoraria a experiência do usuário ao navegar no site.
  • Melhorando a navegação do site, o Twitter aumentaria a quantidade de cliques, time spent e compartilhamentos de suas páginas.
  • Uma reforma tão impactante como essa reforçaria a posição do Twitter como uma empresa inovadora e em sintonia com seus usuários.
  • E, por fim, representaria novas possibilidades comerciais a serem exploradas pela empresa, o que certamente não prejudicaria o seu bottom line.

Para ilustrar tudo isso, formatando a ideia de forma mais clara e tangível, desenhei abaixo como seriam essas galerias do Twitter.

O acesso
Para acessar as galerias de um usuário, bastaria digitar "/gallery" ao final de seu endereço. No meu caso, por exemplo (@renato_sj), seria: http://twitter.com/renato_sj/gallery.

Estética e organização
As três imagens a seguir são versões diferentes do que seria a página "/gallery" de um usuário. Vale aqui ressaltar que as imagens são meramente ilustrativas e não seguem eventuais diretrizes de design do Twitter ou regras básicas de web design.

Versão com faixas pretas sob os títulos das galerias, inspiradas no menu superior do Twitter (Clique para aumentar)

Versão com faixas azuis sob os títulos das galerias, inspiradas na cor do logo da empresa (Clique para aumentar)

Versão sem faixas nos álbuns e com a indicação da quantidade de fotos em cada galeria. Particularmente, a minha favorita (Clique para aumentar)

Como já foi dito, as três imagens acima são variações estéticas de uma mesma página. Contudo, nos três casos, as funções apresentadas são as mesmas. Foram pensadas quatro tipos de galerias de fotos:

  • Uma galeria (Twitter Gallery) que reúne todas as fotos do usuário, com exceção das do Instagram.
  • Uma galeria (Instagram Gallery) que junta todas as fotos publicadas pelo usuário no Instagram.
  • Uma galeria (#Carnaval Gallery) que agrupa fotos publicadas com uma determina hahstag. Aqui valem ser observados alguns pontos interessantes. Obviamente, tudo depende da regra de negócio do Twitter como empresa, mas as possibilidades são: o usuário escolhe a hahstag de sua preferência; o Twitter escolhe a hashtag editorialmente; o Twitter desenvolve um algoritmo que muda a hashtag do álbum de acordo com as interações do usuário; o Twitter vende esse espaço para hashtags patrocinadas
  • Por fim, um galeria que reúne as fotos publicadas pelos amigos do usuário (ver foto abaixo).

Abaixo dessas quatro galerias, há mais duas, de vídeos, na parte de baixo das telas:

  • Uma que reúne os vídeos que o usuário publica usando o Vine.
  • Outra que reúne todos os demais links de vídeos (YouTube, Vime, Videolog etc) publicados pelo usuários.

A importância das fotos pra o Twitter
Ao clicar na galeria que reúne fotos de seus amigos (Friend's Gallery), o usuário se depara com uma timeline que exibe as imagens em ordem cronológica. À esquerda, a foto e a indicação de quantidade de retweets e favoritos. à direita, o avatar  do amigo que a publicou.

Toda essa ideia pode parecer maluca, mas ela muito se assemelha a algo que o Twitter já faz no próprio site: na aba #Descobrir, o Twitter indica para o usuário toda as atividades de seus amigos. Em outras palavras, essas galerias nada mais são do que feeds automáticos que puxam conteúdos pré-determinados e que são apresentados de uma forma diferente. O que muda, portanto, é apenas a forma como o conteúdo é indexado e apresentado. A lógica e a funcionalidade, porém, já existem atualmente no Twitter.

A formatação que eu fiz da ideia, com quatro galerias de fotos e duas de vídeos, é apenas uma variável. Neste caso, essas seis galerias são default e o usuário não tem a possibilidade de criar novas. No entanto, se o Twitter assim quiser, ele pode abrir essa possibilidade para o usuário, o que eu acho té mais interessante.

Como dá para perceber, a imaginação não tem limite. Mas será que o Twitter está realmente interessado nisso? Faz realmente sentido, do ponto de vista estratégico, ter galerias no Twitter? É bom para a empresa? Para o usuário? O que você acha?

PS: aproveitando o tema, outra coisa que o Twitter poderia adotar em caráter URGENTE é a possibilidade de agendar tweets diretamente pelo site ou aplicativo, sem a necessidade de usar ferramentas criadas por terceiros. Com isso eu melhoro a experiência do usuário com o meu site/aplicativo e o tiro de ambientes de terceiros, que não são controlados por mim. Ao mesmo tempo, melhorando a experiência, eu atraio mais o usuário para o meu site/aplicativo, tendo um controle maior sobre seu comportamento e sobre o impacto que ele sofre da minha publicidade.

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